Conhecendo Sobre HDs
- Romulo Gomes

- 30 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de jul.
Você está ficando sem espaço de armazenamento ou deseja comprar um novo dispositivo de armazenamento de memória, mas está em dúvida entre SSD ou HD qual o melhor?
Estamos aqui para te ajudar!

Definindo o HD
O termo HD é uma derivação de HDD abreviação que vem do inglês Hard Disk Drive, em tradução livre disco rígido.
Em grosso modo, o HD é um componente hardware do dispositivo que é responsável por armazenar dados. O disco rígido é uma memória não volátil, o que em geral significa dizer que as informações não são perdidas quando o computador é desligado.
Seja como for, os dados nos HDs ficam armazenados em uma mídia magnética, algo parecido com a tecnologia utilizada no DVD o que o torna muito sensível a quedas, por exemplo e impactos, num geral. Em casos de danos é recuperar dados do HD é uma missão quase impossível, ou seja, se torna um dispositivo inutilizável.
Em sua história, o primeiro HD era capaz de armazenar até 5 MB de dados o que foi considerado um grande avanço em termos de armazenamento para a época, 1965. Passados 65 anos dessa primeira conquista, hoje facilmente encontra-se disponíveis no mercado HDs de 10TB como os da Western Digital.
Sobretudo, vale a pena lembrar também que um GB (Gigabyte) é o equivalente a 1024MB (MegaBytes) e cada TB equivale a 1024GB.
Confira abaixo uma lista de prós e contras.
HDs prós
Em primeiro lugar, fica o custo beneficio evidente pois oferece um menor preço por ser uma tecnologia mais antiga e já estar presente em nossos dispositivos. Os HDs convencionais efetivamente são mais baratos que os SSDs;
Nada fora do comum a capacidade de armazenamento é alta, exemplares com até 10TB são comercializados com preços mais acessíveis que se comparados aos SSDs;
Possui um desgaste menor em relação aos SSDs, que apesar de mais resistentes, têm vida útil medida em volume total de dados salvos ao longo do tempo. Ou seja, quanto maior a movimentação de arquivos em um SSD, maior o desgaste, enquanto para HDs esse prazo é corrido;
Outra vantagem do HD é que não sofrendo danos pode apagar e escrever dados por décadas.
HDs contra
Seu tempo de leitura e escrita é menor – Devido a um funcionamento mecânico, o tempo que ele leva para acessar ou modificar um arquivo é bem maior em comparação ao SSD. A sua velocidade de leitura e gravação de dados pode variar entre 50 à 120 MB/s.
Os HDs ainda utilizam uma tecnologia relativamente antiga.
Os HDs também são maiores e mais pesados
são mais barulhentos e consomem mais energia em relação aos SSDs
Tanto HDs internos quanto externos apresentam uma estrutura frágil. Por se tratar de um componente com peças mecânicas, acaba sofrendo impactos ou quedas, em consequência o HD sofre danos ou apresenta mais falhas.



Comentários